sábado, 4 de outubro de 2008

Liberdade

Muitas pessoas não conseguem compreender a paixão que nós malucos... quer dizer motociclistas temos por nossas motos. É algo que vai alem do entendimento de alguém que nunca andou de moto, tanto isso é verdade que quando questionado sobre o perigo da motocicleta sempre retruco:

- Você já andou de moto, já pilotou uma moto?
A resposta sempre vem baixinha, em tom de sussurro no inicio mas com uma forte ênfase no final:

- Veja bem... é, não... mas já andei na garupa de um conhecido da prima do amigo do meu vizinho!

Eu já desisti de tentar argumentar com esse tipo de gente, atualmente só falo que moto é realmente muito perigoso simplesmente para deixar a pessoa feliz, claro que no fim digo que é simplesmente uma das melhores coisas que existem, mas pra quem tem prudência.

Mas para aqueles que querem entender, é uma união de liberdade, com paixão e sensação de poder. Sentir o vento no rosto, estar em contato com a estrada. Muitos não sabem, pois estão sempre dentro de suas conchas com ar-condicionado, mas as estradas, os lugares têm cheiros específicos. Ver o chão próximo de você numa curva, às vezes sentir ele próximo demais que chega a doer na pele. Tomar aquela chuva que faria o dilúvio de Noé parecer uma garoa, mas bater no peito e dizer:

- Não tenho medo de chuva, não sou de açúcar. Sou motociclista!

E continuar a rodar de moto mesmo debaixo de chuva. Liberdade é pegar a moto e cair na estrada, conhecer lugares novos, revisitar lugares há muito conhecido, ou simplesmente usar a desculpa:
- Saí para comprar pão e quando vi já estava na cidade vizinha a 100 km de distancia. Mas vou te contar. Que pão maravilhoso que fazem naquela padaria!!! E o cafezinho, vixiiii nem se fala.Essas loucuras só quem anda de moto entende.

Foto: São Luiz do Purunã - PR  by Diego Frantz

Diego Frantz - Herr Pig

Nenhum comentário: