quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Moto manutenção Parte 3 - Óleo

Muitos dizem que o óleo da moto é como se fosse o sangue dela, e por isso devemos cuidar dele muito bem. Mas ao contrario do que muitos acreditam, trocar óleo a cada 1000 Km é besteira, um desperdício na verdade monetário e ambiental. Hoje em dia com toda essa preocupação ambiental o que antigamente era “pão durismo” é considerado consciência ecológica, mas voltando ao assunto. A não ser que o manual da moto peça, afinal algumas motos como cg 125 que não possuem filtros de óleo substituíveis e sim um interno que deve ser limpo de tempos em tempos.

O segredo é seguir o que diz o manual de sua moto, algumas a troca deve ser feita a cada 5000 Km outras a cada 3000 Km, e sempre utilizar óleo do padrão especificado pelo manual. Óleo assim como muitas coisas tem prazo de validade, mesmo que a quilometragem não tenha sido atingida, a cada 6 meses o óleo deve ser substituído e se possuir filtro de óleo intercambiar uma troca sim uma não para a troca do mesmo . Outra coisa que não deve ser feita é utilizar óleo de carros em moto. Isso ocorre porque óleo de automóveis tem aditivos para diminuir o atrito das partes móveis do motor, e como a maior parte das motocicletas têm embreagem banhada a óleo, o mesmo faz com que a embreagem patine e não funcione corretamente.

Como sempre o manual de sua moto explicara como deve ser feita a troca, caso queira se arriscar. Alem disso trará informações importantes quanto à quilometragem, nível e tipo de óleo a ser utilizado. O óleo deve ser depositado em local apropriado para não agredir ao meio ambiente, normalmente postos de gasolina fazem coleta de óleo. No mais é cuidar para que o “sangue” das nossas companheiras esteja sempre em dia para não danificar o “coração” de nossas maquinas.



Diego Frantz - Herr Pig

4 comentários:

Luciano disse...

Fato 1:

- Metade dos motociclistas trocam o óleo em oficinas/postos. Pra não se sujar, e também pra n jogar o óleo no ralo, sendo "ambientalmente responsável".

Fato 2:

- Boa parte de quem troca o óleo em casa, leva depois o óleo velho no posto de gasolina, para eles darem destino no óleo, não precisando jogar ele no ralo.


Fato 3:

- Senhores.... alguém aqui realmente acha que o posto/oficina joga o óleo velho em algum outro lugar, que não seja o esgoto público??


Logo:

Foda-se essa história de preocupar-se com o meio-ambiente. Ele já tá fudido mesmo!
E foda-se!

hasuahsuah

dsfrantz disse...

ahuaehuahe. Ai que o sr se engana, normalmente os posto ganham dinheiro em cima do oleo velho, vendendo para recicladoras de oleo q reaproveitam aquele oleo velho para fazer oleo para lubrificar coisas menos nobres.

Luciano disse...

Cara, já foi no 'Mandrake moto peças', perto do trevo do atuba?

Então... várias coisas eu compro lá, por um detalhe decisivo: o preço.

Maas, pode ter certeza de que os caras jogam o óleo velho no esgoto. Ou então, jogam no rio que passa por lá.

dsfrantz disse...

Olhe... eu discordo de vc por outro fator. No Brasil só vai preso quem comete crime ambiental ou não paga pensão. Logo os cara tão em cima disso.