sábado, 31 de janeiro de 2009

Inglaterra vs Brasil


Bem, aqui estou para o meu primeiro texto, a convite do Herr Pig. No momento moro na Inglaterra, precisamente em Londres. E nos fóruns e conversas virtuais da vida me perguntam como é aqui, se é caro, perguntinhas básicas.E como nosso assunto é moto, vou falar delas por aqui, como é o mercado inglês e as diferenças para o mercado brasileiro.

Bandeira do Reino Unido


A Inglaterra é um pais pequeno,  e faz parte do Reino Unido. Tem a metade do tamanho do estado do Paraná, e possui excelentes estradas de asfalto em quase toda malha viária. É natural que a escolha por motos recaia por streets, voltadas em sua totalidade para as condições citadas. E eles não fazem por menos, as motos mais vendidas, tirando as 125cm3, são 4 cilindros acima de 600cm3. É incrível o numero deste tipo de moto vistas nas ruas. Para onde quer que se olhe, tem uma lá. Trails e Big Trails, até são vistas nas ruas, mas essa visão é dominada pela R1200GS, verdadeiro best-seller por aqui.

E porque tanta diferença para o mercado brasileiro?

Acho que a primeira, com certeza, esta no poder aquisitivo inglês. A moto, pra eles, não é um produto inalcançável. Uma continha básica pra entender: uma Honda Hornet 600 custa aqui 5350 libras. Um salário baixo aqui é  aproximadamente 250 libras por semana. Tira-se 75 que gasta-se num quarto de solteiro, uns 30 de comida e mais 30 de transporte publico (tema para outra conversa). Sobram 115 libras por semana. Se guardarmos isso religiosamente, são 460 por mês, o que em 12 meses serão 5520 libras! Ou seja compra-se a Hornet com folga e ainda sobra dinheiro para o Road Tax, equivalente ao nosso IPVA. Claro que depois disso tem que fazer seguro, item obrigatório em todo o Reino Unido e em quase toda a Europa. Mas não passa de 50 libras por mês.

Outra questão é a legislação. Na primeira habilitação é obrigado a andar com motos 125cm3 e no máximo 15hp. Depois motos de 33hp, com no máximo 154kg,. Apos esse período de aprendizado é possível pilotar qualquer moto. Passa-se muito tempo, aproximadamente 3 anos, andando em motos menores, é um bom treino, apos isso estamos praticamente pronto para motos maiores. E existe um grande buraco no mercado, Suzuki GS500 e Honda CBF500 (não comercializada no Brasil) saíram de linha. O mais próximo são as 600 V2.

Outra esta nos impostos, a Europa toda possui apenas um imposto, mais ou menos uma fusão dos nossos IPI e ICMS, o VAT (Value added tax), que é de 15%, pagos no momento da compra. A nossa cascata de impostos encarece muito o produto final.

Bem por hoje acho que é só, se alguém tiver alguma duvida da terra da rainha, posta ai nos comentários, que a gente da um jeito de responder.

Só não venham me pedir dinheiro...



Adalberto de Camargo Jr. - Pound Duck

3 comentários:

HGD disse...

Adalberto, tudo bem?
Vc ja esta ai a quanto tempo?
Eu morei 2 anos em Londres!
Bons tempos!! Aproveitei e aprendi muito!
Saberia me dizer se eu comprar um capacete ai (tenho irmao que ainda mora em Londres), eu nao terei problemas aqui, visto que existe uma lei local que diz que todos os capacetes terao que ter o selo do Inmetro..Ai eu sei que os selos sao ate mais serios que aqui, mas conhece teu pais ne..
Sabe alguma coisa sobre isso?
Valeu!
Abraco,
Henrique

Adalberto Camargo disse...

Entao HGD, sobre essa questao eu realmente nao sei, mas o fato que eh impossivel um capacete importado de marcas consagradas (Shoei, Arai, AGV, Nolan, e muitos outros) nao serem aprovados no Brasil.
Eh claro que essa lei ridicula eh um lobby de importadores e fabricantes imposto ao governo.

HGD disse...

Pois eh cara!
Meu irmao mora ai e vi varios capacetes bons pela metade do preco daqui!!!
Falei com um vendedor do ML e ele me disse que ele vende uns importados mas nao tem problema pois eles ja vem com o selo Inmetro, primeiro, ele eh vendedor, segundo, nesse preco mais barato e com selo, vai saber onde ele "comprou" esse selo.
Um policial rodoviario disse que nao embassa se nao for capacete daqueles de fabriqueta fundo de quintal.
Mas mesmo assim tenho medo, aqui vc sabe que nao se pode confiar em nada e em minguem!
Estando certo vc ja eh suspeito....
Valeu!
Henrique