sábado, 23 de julho de 2011

Tecnicamente Falando

As motocicletas normalmente são associadas a corrente. Ao se pensar em moto a imagem da transmissão por corrente já vem como um brinde praticamente, mas não é bem assim. Motocicletas têm três tipos básicos de sistema de transmissão de força do motor para as rodas.

Corrente: É o tipo mais comum de transmissão, é encontrado na maior parte das motocicletas desde as pequenas populares as esportivas. Têm como vantagem o baixo custo, baixo peso e pequena perda de potencia na transmissão, algo em torno de 5%. Sua desvantagem é a necessidade de manutenção freqüente, e a baixa durabilidade do sistema

Eixo Cardam: É encontrado em motos maiores como alguns modelos custom e a maior parte das motos BMW. Sua principal vantagem é a durabilidade do sistema e o fato dele não necessitar de manutenção a não ser que haja alguma quebra ou problema. Sua desvantagem está no grande peso do sistema e na maior perda de potencia pela transmissão, algo em torno de 15%, fazendo que esse tipo de sistema só seja viável em motos grandes.

Correia dentada: Pode ser considerado um meio termo entre o eixo cardam e a corrente pois tem algumas vantagens dos dois sistemas. Muito encontrado nas motocicletas da Harley esse sistema tem como vantagem o baixo peso assim como na corrente e a falta de manutenção periódica como no cardam. Mas sua desvantagem está no alto custo de reposição na hora que for necessário a substituição da correia dentada, alem de não ser recomendado para motos trail. Su

a perda na transmissão de potencia fica no meio termo das outras duas tecnologias, algo em torno de 10%

Esse reportagem mostrada pelo programa autoesporte da rede globo ilustra os 3 tipos de sistema.


Um sistema inusitado foi apresentado pela Yamaha numa moto protótipo de corrida para o Paris Dakar, se trata de uma moto com tração nas duas rodas, mas isso é um assunto para um novo post. Até a próxima e aproveitem a viagem, independente do tipo de transmissão o que importa é curtir o passeio.

Diego Frantz - Herr Pig

Nenhum comentário: